As palavras...

Essas gotinhas chamadas LETRAS, unidas, formam o mar,que chamamos PALAVRAS; mergulhar nesse mar, permite ao ser humano brincar e se instruir. A catarse, no entanto, é certa para aquele que banhar-se nessas águas infinitas (nem sempre serenas) revoltas às vezes, mas sempre literatura, sempre arte, sempre capaz de retirar o homem da secura de seu lugar-comum e deixá-lo mergulhado no oceano da recriação da realidade !

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

IDENTIDADE

Busco-me,
desde quando senti
outros sangues
correndo em meu sangue.

Busco-me,
desde que vô tupi
e vó nagô
geraram uma diversa prole.

Busco-me,
desde o dia em que bebi
água de moringa
e adormeci na gostosa rede.

Busco-me,
desde quando reconheci
traços outros em minha
face heterogênea.

Busco-me,
desde quando ouvi
percussão, sopro, guitarra,
tudo junto no samba-roll.

Busco-me,
agora aqui
rememorando minha família
portuguesa-nagô-tupi..
(marcos peixe)

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

MÃOS DE GIZ

MÃOS DE GIZ

Outra vez olho minhas mãos
Mãos coloridas: azuis, amarelas,
Verdes e brancas... eterno branco.

Sinto uma alegria
E a lágrima visita
Os olhos.

Nos olhos, pó
Na lágrima, pó
Nas roupas, nos pêlos e na língua, pó.

E nas mãos? puro pó.
Elas desenham, com pó, a sabedoria da gramática
E a gramática da vida.

Todos os dias me emociono,
Na sala de aula ou fora dela,
Quando olho minhas mãos.

Mãos coloridas como a bandeira do meu país
País que tentamos, com as mãos sujas de giz,
Tirar do pó.
(marcospeixe revista construir notícias nov. dez./2005)

PINGO DE GENTE

quando crecer,
vou ser um menino levado,
desses que chegam à casa da vó
e ela diz: êta que lá vem!!
vou ser pintão
assim como o Lucas, Matheus ou Filipe.

quando crescer
vou acreditar em caipora e mula-sem-cabeça,
também em saci, Emília e Tainá da Amazônia.
e terei a certeza de que a
perspicácia dos sete, oito anos
vence a malícia dos séculos.

quando crescer
vou ser grande como o Polegarzinho e
nunca pequeno como o Golias.
vou ser atemporal como todas as crianças:
"ontem a gente vamos na praia?"
"amanhã nós tava no circo e deu língua pro leão!"

quando crescer
vou trocar letras, inventar palavras,
como pitita pra borboleta
e quinco pra ventilador.
quero poder tudo
que já não posso neste presente.

quando crescer
vou ser mar
sendo pingo de gente!
(marcospeixe prêmio literário Bahia de Todas as Letras - 2005/2006)

PESCARIA

PESCARIA

Canoa
Parte com Noa,
Mestre dos mares.

Com Noa
Vão na canoa
Tinha e Mão-de-onça.

Partem os três
Para a incerteza
Do ganha-pão pelo peixe.

A manhã está vindo
Trazendo mar sem onda
E brisa suave.

Canoa está indo
Com Noa e dois bravos,
Levando rede e as esperanças da vila.

Amanhã voltarão salgados
Os pescadores, trazendo, na canoa,
A fome ou o peixe-pão.
(marcospeixe - prêmio literario Bahia de Todas as Letras - 2005/2006)